domingo, 7 de abril de 2013

Compostagem: Uma ementa para o solo.

A compostagem é um processo natural de reciclagem e significa a decomposição controlada de matéria orgânica, restos de plantas e animais, formando um produto final semelhante ao húmus, designado por composto.
Com a aparecimento dos fertilizantes químicos, a compostagem caiu em desuso, embora esta tendência se tenha invertido nos últimos anos devido aos efeitos criados no ambiente pelo uso excessivo de fertilizantes de síntese.
A compostagem beneficia o ambiente pela reciclagem que se faz da matéria orgânica, nomeadamente, da matéria proveniente da limpeza das florestas, na prevenção dos fogos.
Para além destes benefícios, há que ter em consideração que a reciclagem que se faz da matéria orgânica prolonga o “tempo de vida útil” dos aterros sanitários. Se considerarmos que cerca de 36% do volume total de resíduos é constituído por matéria orgânica, sendo esta proporção superior nos municípios rurais (dados da DGA, 1994), facilmente depreendemos que, a grosso modo, a proporção atrás mencionada incidirá directa ou indirectamente no aumento dos custos dispendidos no tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), donde provém a maior parte da matéria orgânica que é depositada diariamente nos aterros sanitários.
A compostagem é, portanto, um processo que para além de reduzir os custos no tratamento dos RSU, poderá ser uma das fontes de fertilizante natural para a valorização e enriquecimento dos solos agrícolas, pois a utilização do composto na fertilização dos solos, dá-lhes consistência, melhorando a textura, reduzindo o escoamento, a erosão e o crescimento de plantas daninhas.

Como se processa:
A duração e extensão do processo de compostagem depende dos seguintes factores:
· Matéria orgânica (O)
· Qualidade de área exposta
· Mistura
· Temperatura
· Relação Azoto/Carbono
· Água e Arejamento

Estes factores são importantes para que as bactérias, fungos e outros organismos que reciclam a matéria orgânica possam alimentar-se e sobreviver. Uma pilha de composto consiste, geralmente, em camadas de MO alternadas com solo. A pilha é normalmente preparada numa estrutura designada por compostor.
Existem diferentes métodos e modos de construção de compostores, dependendo do tempo e energia, do tipo de matéria orgânica adicionada e do espaço disponível para a sua instalação.

Construir um caixote de composto
Materiais:· Caixote de lixo com tampa com capacidade aproximada de 20 litros.
· Palha, serradura grosseira ou aparas de madeira.
· Rede de arame.

Ferramentas:
· Luvas de trabalho.
· Perfurador/ berbequim.
· Forquilha, pá.

Procedimento:
1- Faça três fiadas de furos de 10 a 15 cm de distância à volta do caixote. De seguida faça vários furos na base do caixote de composto. Os furos permitirão o movimento do ar e a drenagem do excesso de água. Deve colocar uma rede de arame no fundo do caixote e instalá-lo firmemente num solo com boa drenagem.

2- Coloque 5 a 7 cm de serradura grosseira, palha ou aparas de madeira, no fundo do caixote para absorver o excesso de água e deixar o composto drenar.

Este sistema não é o ideal, mas resulta, sendo melhor misturar a MO com frequência, para que a compostagem se processe convenientemente.
Coloque o caixote no jardim, num local abrigado e à sombra, colocando 5 a 7 cm de serradura grosseira ou aparas de madeira para construir a base da camada.
Recolha os restos de comida (vegetais ou fruta), borras de café , saquetas de chá, casca de batata, casca de ovos esmagadas, caroços de fruta e cereais. Podem também colocar palha, restos de plantas e folhas e ervas cortadas não muito verdes.
Os restos de cor castanha incluindo folhas, serradura e palha, fornecem Carbono. Restos de cor verdes, como os vegetais frescos fornecem Azoto. Geralmente, camadas alternadas de cor verde e castanha, com a mesma espessura fornecem essa relação.
Os restos de cozinha deverão ser adicionados na camada rica em Azoto. Após a sua adição, coloca-se uma fina camada de solo, serradura, palha e folhas, para absorção dos odores.
Corte os restos da cozinha e do jardim em pequenos pedaços e cubra com terra. Quanto mais pequenos estiverem os pedaços, mais depressa se dará a decomposição. Nunca se devem deixar os restos de cozinha no cima, pois podem atrair animais.
O conteúdo do caixote compostor deve ser revolvido diariamente com a ajuda de uma forquilha. Este procedimento, favorece o arejamento da mistura e fornece oxigénio às bactérias aeróbias, para que estas possam decompor a matéria orgânica evitando assim, o aparecimento de cheiros desagradáveis, podendo ou não adicionar-se água para assegurar os níveis de humidade adequados. Alimente o composto, não mais de uma ou duas vezes por semana. Feche sempre a tampa depois de o alimentar.
Se forem adicionados restos ácidos, como folhas de carvalho ou pilhas e agulhas de pinheiro, é necessário polvilhar a mistura com um pouco de sal em pó, de forma a neutralizar o Ph do composto.
Nos períodos húmidos, o caixote deve estar fechado. Nos períodos secos e sempre que os materiais colocados no caixote se apresentem secos, deve adicionar-se água, de forma a manter a humidade entre os 40% a 60%. A temperatura, por sua vez, deverá estar entre os 32ºC e os 65ºC. No Inverno a temperatura não deve descer além dos 20/30ºC e no Verão não deverá ultrapassar os 65ºC.
Para testar a humidade, retire uma mão-cheia do composto e aperte-o; se gotejar só uma ou duas gotas, ou deixar a palma da mão húmida, tem-se provavelmente uma humidade suficiente, senão adicione água. Se o composto estiver molhado, poderá adicionar serradura, cal ou pequenas pedras de calcário que ajudam a regular o teor de humidade.
O processo de compostagem demora algumas semanas, podendo variar consoante a temperatura e a humidade mantida durante o processo. O composto no final, deve apresentar um aspecto homogéneo e semelhante a terra.

Nota: A compostagem de restos de cozinha requer cuidados especiais, para evitar ratos, insectos e outros animais e maus cheiros. Para tirar o máximo rendimento do composto, este deve ser aplicado no prazo máximo de um ano, período durante o qual mantém as suas qualidades.
Eng.º Óscar Pires

Sem comentários: