sábado, 6 de julho de 2013

O calor e as regas


O calor chegou de repente e em força, e parece que veio para ficar pelo menos nos próximos dias.
 
É essencial um cuidado extra com as regas, especialmente se as plantas estiverem em vasos. Todos os vasos devem ter uma drenagem eficiente (furos por baixo ou dos lados), sendo que os vasos de barro são porosos, contendo a humidade durante menos tempo do que os feitos de materiais plásticos.
 
Se tem relvado, nesta altura já deve ter feito revisão e manutenção dos respectivos aspersores e relógios dos sistemas automáticos de rega, para que funcionem na perfeição. Essas regas devem ser feitas agora 2 vezes ao dia na maioria dos relvados.
 
A rega deve ser feita de manhã cedo ou ao entardecer, evitando as horas de maior calor. Regar à hora do calor é um desperdício de um bem preciosíssimo, pois a água evapora rapidamente, não chegando a penetrar no solo e ficando as plantas com sede, como também é de evitar molhar folhas de plantas onde o sol vai "bater" em força, fazendo com que as gotas de água funcionem com efeito de lente, aumentando o calor e literalmente "cozinhando" essas folhas.
 
Atenção a plantas mais sensíveis ao calor e que desidratam com facilidade, como ervas aromáticas (à excepção de alfazemas e alecrins), hortenses, solanos, fetos, buddleias, cameleiras, citrinos, entre outras.
 
Viva o Verão!

Sem comentários: