sábado, 15 de junho de 2013

Artemísia absinto e Manjericão

Artemísia absinto, também chamada losna, é uma erva aromática pouco conhecida. Existem outras variedades de artemísia, nomeadamente o estragão que já é mais utilizado na nossa culinária.
Uma bonita ornamental para cobertura de solo, com as suas folhas acizentadas e pequenas flores amarelas, no Verão. Prefere meia sombra, embora possa ser plantada ao sol, em terra bem drenada, e regada com alguma frequência na época de calor.
 
 
Em chá pode ser utilizada como vermífugo, ajudando também no bom funcionamento de diversos orgãos do aparelho digestivo. Tem um sabor muito amargo e o seu uso deve ser muito moderado, e nunca utilizado por pessoas com problemas de fígado e grávidas (é abortiva). O uso frequente causa graves danos no sistema nervoso, a bebida alcoólica aromatizada com absinto provoca dependência, para além dos já referidos danos irreversíveis no sistema nervoso, tendo sido proibida em alguns países.
 
 
Já o manjericão ou basílico é bem conhecido, especialmente pelos amantes da culinária grega, italiana e francesa, fazendo parte dos ingredientes do pesto e das ervas de provence.
Salada de tomate, maçã, queijo fresco ou queijo de cabra, azeite e manjericão, é uma delícia.
 
Ajuda na digestão pelo que deve ser utilizado em pratos de carne ou peixe, mas sempre no final para não ficar cozinhado. Pode também aromatizar vinagre.
 
 
Afasta as moscas e alivia a dor das picadas de insectos, sendo um anti-inflamatório natural.
 
Existem diversas variedades de cores, aromas e sabores diferentes. Exibem pequenas flores brancas no Verão.
Plantar em sol pleno, terra com boa drenagem, rega abundante sem encharcamentos no período de calor, altura em que podem também ser borrifados se houver calor excessivo.


Sem comentários: