quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PUNICA GRANATUM

Nesta altura é tempo de romãs, antigamente oferecidas no dia de reis por causa do topo do seu "fruto" que se assemelha a uma coroa. Em algumas culturas oferecem-se aos noivos como símbolo de fertilidade e riqueza pois têm muitas sementes no seu interior.
A romanzeira é originária do sudoeste asiático, embora se associe à flora mediterrânica. É uma árvore pequena, cresce cerca de 8 m de altura, em sol pleno, com bastante rega no Verão, necessitando de terrenos com boa drenagem.





A sua floração, que ocorre no Verão, é muito bonita com flores avermelhadas, muito raramente brancas.
O seu fruto não é realmente um fruto mas antes uma infrutescência da qual comemos a polpa vermelha que envolve as sementes, rica em vitamina C, cálcio e magnésio, sendo antioxidante e combatendo a hipertensão.

Pode ser também utilizada em sumo ou molhos para acompanhar carne ou saladas. Difícil de descascar, existe um pequeno truque que facilita muito: abrir a romã ao meio ou em quartos, bater na casca exterior com uma colher de pau, dando pancadinhas leves, as sementes caem quase todas. Atenção às nódoas na roupa, praticamente impossíveis de tirar.



Prontinhas a comer, se as achar ácidas, junte um pouco de açucar amarelo (sem abusar).

Sem comentários: